PostCaVET

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Introdução
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O objectivo do projecto PostCaVET é reforçar a oferta educativa da UniCV e da UNTL, através do desenvolvimento dos seus sistemas de pós-graduação (PG). Isto será feito por meio da implementação de um sistema de orientações e regulamentos, que garantam a qualidade da gestão das pós-graduações, pela melhoria do sistema de informação e comunicação (TIC), o desenvolvimento de recursos humanos adequados, no plano - administrativo, técnico e académico, bem como a devida preparação pedagógica e científica destes elementos. Este projecto tem por grupo-alvo, principalmente, o pessoal docente e administrativo daquelas universidades.
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O principal conjunto de actividades levadas a cabo pelo projecto visará a criação de competências administrativas e académicas da Universidade de Cabo Verde e da Universidade Nacional de Timor Lorosa'e. Neste sentido, um pequeno grupo de académicos e pessoal administrativo participará num curso de gestão académica, ministrado pela Universidade do Minho, reforçando as suas competências em gestão académica tendo em visto o apoio a proporcional aos novos cursos de mestrado nas suas respectivas universidades.
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O projecto teve início em Agosto de 2008 e irá decorrer ao longo de 36 meses. Toda a experiência e conhecimento advindos deste projecto possibilitarão a estas universidades a concepção e execução autónoma de outros cursos de pós-graduação.
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Objectivos

O projecto tem quatro objectivos específicos e interligados.
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Um dos requisitos iniciais fundamental será a criação de um sistema de regulamentação académica, que permita que cada parceiro ACP possa criar, no tempo devido, o seu próprio sistema de pós-graduações, mediante ofertas educativas específicas. Este sistema de regulamentação visa assegurar a qualidade da gestão das pós-graduações dentro da UniCV e UNTL inclui um conjunto de regulamentos administrativos e académicos, mecanismos de supervisão científica, procedimentos de transferência de créditos e um programa de planeamento orientador que garanta um envolvimento adequado dos detentores de conhecimento na definição, concepção e implementação dos futuros cursos de pós-graduação.
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Para atingir o objectivo anterior, será crucial a implementação de um sistema informação e comunicação nas universidades destino (presença Web, plataformas de e-learning e as facilidades de vídeo-conferência), que possibilite o acesso ao conhecimento, sob a forma de conteúdos didácticos de índole pedagógico e científico, bem como o recurso a bibliotecas on-line. O recurso a plataformas e-learning e a facilidades de vídeo conferência irão igualmente promover a partilha de conhecimentos entre as comunidades académicas.
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O projecto pretende também apoiar o desenvolvimento de competências académicas e o alargamento de conhecimentos, através da realização de um curso intensivo de gestão académica e a implementação diversos Cursos de Mestrado junto de cada parceiro , incluindo o conjunto integral de materiais de curriculum. Os cursos serão ministrados através de uma combinação de formação teórica (palestras locais), e-learning e vídeo-conferência, bem como a monitorização local por um grupo académico qualificado. Tal irá ajudará a criar equipas especializadas com conhecimento e experiência neste modo misto de ensino.
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O projecto irá implementar e executar na íntegra dois Cursos de Mestrado em cada Universidade participante, Universidade de Cabo Verde e Universidade Nacional de Timor Lorosae, cursos estes credenciados pela Universidade do Minho. A preparação de todo o material pedagógico e científico para estes quatro Cursos inclui o desenho detalhado dos curriculas, o conteúdo completo para cada disciplina e de todos os materiais associados, produzidos em formatos multimédia apelativos. Por fim, será preparado o material promocional relativamente a estes cursos, assim como de todo o sistema de regulamentação das pós-graduações.
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Actividades
  1. Análise dos Requisitos Específicos da UNTL e da UniCV
    Análise aprofundada das necessidades e exigências específicas de cada Universidade ACP, que irá orientar a definição detalhada de cada actividade a ser desenvolvida.
  2. Directrizes e Regulamentos para a Qualidade da Gestão das PG
    Esta actividade inclui a concepção e a gradual implementação de estruturas de gestão para os novos cursos de pós-graduação. Será um ponto basilar para os futuros cursos de pós-graduação dos parceiros ACP.
  3. Melhorar o Sistema de Infra-estruturas TIC da UNTL e da UniCV
    A presença Web, o sistema de vídeo-conferência e as plataformas de e-learning irão facultar as facilidades técnicas de apoio à nova organização de gestão das pós-graduações e às novas metodologias de ensino electrónico.
  4. Desenvolvimento de Recursos Humanos a nível Administrativo e Académico
    Esta actividade visa incrementar o ‘know-how' académico, que servirá de suporte à nova organização de gestão das pós-graduações e às novas metodologias de ensino electrónico. Inclui um breve curso e acções de formação, fundamentais para o pessoal administrativo e académico.
  5. Preparação do curricula e materiais didácticos para os novos Cursos de Mestrado.
    Facultará materiais a serem integrados em processos educativos, utilizando as novas metodologias de ensino electrónico e será sustentado pela experiência adquirida em projectos actuais levados a cabo pela Universidade do Minho, no domínio da 'preparação de material didáctico'.
  6. Implementação de cursos de pós-graduação seminais nas universidades ACP
    Esta actividade está relacionada com a implementação de cursos de pós-graduação na UniCV e na UNTL. A efectiva conjugação de sessões presenciais e à distância permitirá reduzir os problemas decorrentes das diferenças de fuso horário e das despesas de viagem.
  7. Avaliação do impacto dos objectivos gerais
    Esta actividade inclui uma avaliação do impacto do projecto, no que respeita à realização dos seus objectivos gerais. O recurso a peritos internos e externos irá garantir a eficácia desta actividade.
  8. Divulgação de informação sobre a realização das actividades do projecto e dos seus resultados
    A divulgação será feita através dos diversos meios promocionais disponíveis. Os parceiros ACP e os governos locais participarão neste processo de divulgação.
  9. Coordenação e gestão global do projecto
    Esta actividade inclui a coordenação geral do projecto, bem como a sua gestão. Além da coordenação geral, o acompanhamento e controlo por parte de especialistas garantirá a eficácia das diferentes actividades do projecto, tal como aconteceu no projecto europeu anterior.

Fonte: PostCaVET (Post-graduate Systems Development en Cabo-Verde and Timor-Leste (http://www.postcavet.org/index.php)