Cooperação com o Timor Leste

Os ministros da Educação do Brasil, Fernando Haddad, e do Timor Leste, João Câncio Freitas, assinaram em Brasília um novo termo de cooperação para complementar a parceria entre os dois países na área do ensino. O ministro timorense veio ao Brasil esta semana para a discussão de novos projetos bilaterais.

O Ministro Freitas disse que a parceria com o Brasil tem sido produtiva. “O acordo com o Ministério da Educação brasileiro até 2010 tem como objetivo principal fortalecer a língua portuguesa em nosso país e também a formação de professores”, destacou. Segundo o ministro, dos oito mil professores timorenses, 80% não têm qualificação.

Para Haddad, o Timor Leste é um país considerado prioritário para o Brasil dentro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). “Com a entrada em vigor do acordo ortográfico da língua portuguesa, há a possibilidade de ampliarmos ainda mais essa cooperação”, disse o ministro.

Desde 2004, por meio do programa Qualificação de Docentes e Ensino da Língua Portuguesa no Timor Leste, do MEC, foram desenvolvidos os projetos Formação de Professores em Exercício na Escola Primária em Timor Leste (Proformação-Profep); Capacitação de Professores da Educação Pré-Secundária e Secundária (Procapes); Ensino da Língua Portuguesa Instrumental (Elpi) e Implantação da Pós–Graduação na Universidade Nacional Timor Lorosae (PG-UNTL).

Em encontro com o secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, na quinta-feira, 12, o ministro timorense demonstrou interesse em iniciar um programa semelhante ao da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Na reunião, a Seed comprometeu-se a oferecer conteúdos digitais e objetos educacionais ao país do sudeste da Ásia. Ministro Freitas também levou parte da programação da TV Escola para exibir no canal de televisão estatal.