Graduação na UNTL: Mais 40 novos licenciados e bacharéis na área da Língua Portuguesa

Graduação em Janeiro 2009
A graduação de 40 novos licenciados e bacharéis em Língua Portuguesa em Timor-Leste, uma área em que o Instituto Camões (IC) desenvolve a sua actividade de cooperação, teve lugar segunda-feira em Díli.
O acto esteve integrado nas cerimónias de atribuição dos diplomas das várias faculdades que compõem a Universidade Nacional de Timor Lorosae (UNTL) e que duram até 24 de Janeiro.

Desde 2000, ano em que o IC iniciou a sua intervenção em Timor-Leste, 73 timorenses concluíram a sua formação superior na área da Língua Portuguesa: 25 licenciados e 48 bacharéis.
Para além da sua acção na UNTL, com o apoio a 13 professores em exercício (3 leitores, 2 docentes portugueses e 8 timorenses), o IC mantém em funcionamento em Díli um Centro de Língua Portuguesa, onde também desenvolvem a sua actividade alguns dos docentes da UNTL e cerca de uma dezena de monitores timorenses.

Os alunos da UNTL e os formandos dos cursos extra-curriculares (CLP/IC), nomeadamente no Parlamento Nacional de Timor-Leste, somam actualmente cerca de 1300 formandos a frequentar aulas de Língua Portuguesa, com o apoio do IC.

Na cerimónia de segunda-feira, 14 alunos receberam os diplomas de Licenciatura do curso de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas, extinto em 2006/07, e 26 o grau de bacharel, no âmbito daquele curso e do de Ensino da Língua Portuguesa, que substituiu o anterior.

No ano lectivo 2004/2005, licenciaram-se os 11 primeiros timorenses no curso de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da UNTL apoiado pelo IC, cuja cerimónia de graduação só veio a ocorrer, em virtude da situação interna do país, em Abril de 2007.

O curso de Licenciatura/Bacharelato em Ensino da Língua Portuguesa, iniciado em 2004/2005, foi entretanto objecto de uma reestruturação, ao abrigo de um protocolo tripartido assinado em Dezembro de 2008 entre o IC, o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) e a UNTL.

Um total de 313 alunos frequenta aulas de Língua Portuguesa na UNTL, 150 na Licenciatura em Formação de Professores de Português, 25 no ano propedêutico e 138 alunos nos cursos coordenados pela Federação das Universidades Portuguesas.

A pedido do Ministério da Educação timorense, decorre ainda um Curso Intensivo de Língua Portuguesa para 108 candidatos a bolsas. O curso, estruturado pelo Instituto Camões, conta também com o apoio dos professores do Programa de Reintrodução de Língua Portuguesa em Timor-Leste organizado pelo Ministério de Educação português.

A acção do IC em Timor-Leste decorre do Programa Indicativo de Cooperação entre Portugal e aquele país para o Quadriénio 2007 - 2010.

Na área do Ensino, o IC tem como prioridades a formação de professores de Português e em Português e a formação em Português dos funcionários da administração pública e dos timorenses que trabalham em organizações internacionais.

Neste âmbito, o CLP/IC procede presentemente à formação de cerca de 400 timorenses, estando prevista para breve a iniciação de outros 400 formandos.

Ao abrigo do Protocolo de Cooperação celebrado entre o IC e a Assembleia da República (AR) portuguesa, renovado em Maio de 2008, mantém-se a formação de deputados e funcionários do Parlamento Nacional timorense, iniciada em 2001/2002, com cerca de 60 participantes a frequentar actualmente os cursos de Língua Portuguesa, a cargo de uma leitora do IC em regime de exclusividade.

Fonte: http://www.instituto-camoes.pt/