Disse Reitor: Brasil implanta a pós-graduação em Timor-Leste


“Nunca tivemos cursos de Pós-Graduação em nosso país, por isso a data de hoje, 13 de setembro de 2007, é um marco histórico para o Ensino Superior de Timor-Leste e motivo de grande orgulho para a Universidade Nacional. Somos imensamente gratos à Cooperação Brasileira por esta iniciativa”.

Com estas palavras Benjamim de Araújo e Corte-Real, reitor da Universidade Nacional Timor Lorosa (UNTL), dirigia-se ao público que lotava o auditório da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade UNTL, em Dili, capital do país.

Entre os convidados para o evento, o embaixador do Brasil em Timor, Antonio de Souza e Silva, o embaixador de Portugal, autoridades do MEC, dirigentes de outros ministérios, os coordenadores e professores da Cooperação Brasileira e os alunos selecionados que formam a primeira turma.

O projeto “Implantação da Pós-Graduação em Timor-Leste” é um dos cinco projetos que estão sendo executados pelos cerca de 50 professores brasileiros que atuam nesse país com bolsa da Capes, no âmbito do Programa Qualificação de Docente e Ensino da Língua Portuguesa em Timor-Leste.

A proposta brasileira de criação de três cursos de pós-graduação, em nível de especialização mas preliminares ao curso de mestrado em Educação a ser iniciado em 2008, obteve a aprovação do Senado Universitário da Universidade Nacional, no último dia 13 de agosto.

Os cursos "Educação e Ensino", "Gestão da Educação" e "Ensino da Língua Portuguesa” terão a duração de 420 horas aulas divididas em dois núcleos, um geral sobre educação e outro na área de especificidade.

Os alunos, em sua maioria, são professores da Universidade Nacional Timor Lorosa (UNTL) e gestores do Ministério da Educação. O corpo docente é composto por cerca 15 professores brasileiros e alguns timorenses, entre os quais, o Secretário Permanente do MEC, o Reitor da UNTL e o próprio Ministro da Educação, João Câncio Freitas.

As aulas iniciaram-se no mesmo dia 13 de setembro.(Com informações de Fernando Spagnolo, coordenador do Programa Capacitação de Docente e Ensino da Língua Portuguesa em Timor-Leste).